segunda-feira, 19 de março de 2012

Crase


            Normalmente as pessoas ficam em dúvida na utilização da crase, então seguem algumas dicas para que a utilização do acento grave.
            Primeiramente temos que relembrar o que é uma crase. Crase é a junção entre uma preposição “a” + um artigo “a”, ou com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou ainda com o pronome relativo a qual ou as quais para simbolizar está contração utilizamos o acento grave (`), aquele que é posto no sentido contrário do agudo (´).
            Importante relembrar, também que não ocorre crase antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidades que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).
Primeira dica: Substitua a palavra feminina por uma masculina, se for utilizado a preposição “ao” sem perda de sentido com todas a certeza há crase.
Ex: Fui à praia (Fui ao cinema)
     Assisti à peça que estava em cartaz. (Assisti ao jogo de vôlei)
            É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. 
Ex: Sairei às três horas da tarde.
      À medida que o tempo passa, fico mais feliz de estar ao seu lado.
     Comi uma pizza à moda francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário