segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Diário de Bordo


Diário de Bordo

Tema: Avaliação final

Neste décimo e último encontro em um primeiro momento fizemos uma alto avaliação, onde com apenas uma palavra deveria expressar sua opinião sobre o curso, além de suas expectativas para o aprendizagem do curso na vida acadêmica posterior. Todos os cursistas escreveram a palavra e expressaram suas opiniões posteriores.
Posteriormente fizemos a “dinâmica da folha” onde cada cursista colocou uma palavra em uma folha verde onde o que não deveria mudar nos próximos cursos, e em uma folha amarela o que deveria mudar. Na primeira folha, quase que unanime foi a permanência da formadora Luzimar, já na segunda as opiniões foram variadas, desdê o aumento do tempo de curso à bolsa cursista.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Diário de Bordo


Victor Hugo Brasileiro
João Pessoa; 28/11/2011
E.E.E.F.M. Luzia Simões

Tema: Apresentação dos projetos de aprendizagem

No nono encontro do pro-info (formação digital) os professores apresentaram seus temas em uma micro-aula. Sendo bastante diversificados, e sem repetição dos mesmos. Aprendemos como utilizar um slide dentro da sala de aula. Isto com estas apresentações onde alguns professores apresentaram uma aula em sala de aula de química, física e matemática, outros mostraram projetos de em sua área como o ECA, sendo um professor contra e outra a favor, sendo esta a favor, apresentou um projeto realizado em sala de aula com uma de suas turmas, e além de temas críticos como o “Internetês”, linguagem virtual, e o racismo / preconceito. Foram ótimas as apresentações.

nono encontro


Tema: Apresentação dos projetos de aprendizagem
Atividade do dia: Auto-avaliação

Neste curso da formação digital, podemos adquirir novos conhecimentos sobre os meios digitais ao qual estamos cercados diariamente. O fato de professor-formando-professor, foi um fato bastante interessante pelo fato de ser alguém que tinha poucos conhecimentos em informática e ganhou com a própria formação. Mas um ponto negativo disto, é que, em certos pontos, pelo fato de não possuir muito conhecimento, creio que dificulta um pouco no “ensino” para outros professores.
Com o término do curso, sinto-me realizado ao concluí-lo com a quebra de um tabu que vinha em minha vida, a utilização do Linux e do BrOffice, estes sistemas operacionais que são software livres, e que pode ser modificado, percebo que, não este fato de ser grátis que faz com que seja ruim, mais que existe seus benefícios. Com isto minha prática profissional mudou, com novas ideias para a utilização dos meios tecnológicos em sala de aula, não só com o curso, mas com as experiências passadas por outros professores que utilizam ou que pretendem utilizar também.
Este novo aprendizado, pretendo utilizar a internet, o blog como meio de educação e de aprendizado em sala de aula, mostrando para os alunos que podem utilizar o computador em pró do seu aprendizado.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diário de Bordo


Diário de Bordo

Victor Hugo Brasileiro
João Pessoa; 21/11/2011
E.E.E.F.M. Luzia Simões

Tema: exploração e edição do editor calc

Nesta reta final da formação de professores digitais aprendemos a utilizar o Br Office Calc, a planejar uma planilha, com o objetivo de calcular as notas dos exercícios e as médias, tanto de cada bimestre como a média final, assim como a situação de cada aluno, afim de facilitar durante o calculo dos alunos com suas notas.
Antes de irmos para a prática, assistimos um vídeo onde mostrou que certos alunos e até mesmo professores estão utilizando cada vez mais o computador e deixando de lado a escrita manuscrita passando para a escrita digital. Ficando uma questão no ar “o professor esta preparado para substituir o 'escrever' pelo 'teclar'?”, com isto foi feito alguns comentários e posteriormente fizemos um exemplo de uma planilha de notas de alguns alunos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sexto Encontro


Diário de Bordo

Victor Hugo Brasileiro
João Pessoa; 07/11/2011
E.E.E.F.M. Luzia Simões

Tema: Mídias Digitais.

Neste sexto encontro do curso de formação de professores digitais entramos em um momento onde foi pensado como podemos utilizar a mídia como benefício para nossas aulas. No primeiro momento assistimos uma vídeo-aula no site do proinfo, onde mostrava como fazer um slide. Posteriormente assistimos a dois curtas, um chamado “Vida Maria” onde mostrava a realidade das pessoas que moram no sertão, onde o sonho existe, mas a rotina passa de gerações para gerações, e com isto o sonho nada mais era do que simples sonhos. Após um breve debate sobre o filme, assistimos outro, este intitulado “alunos do século XXI”, onde foi exibido crianças e jovens com placas dizendo que eram jovens do século XXI e que sabia utilizar computador, mp3, etc., mas questionavam como utilizar isto na sua vida futura, profissional. E novamente foi feito um debate, muitas opiniões diferenciadas.
Como atividade do dia, fizemos uma pequena apresentação em slide com o tema do dia “Mídias digitais” e foi levantado um questionamento “como utilizar a mídia digital no meu método pedagógico?”

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Diário de Bordo


Diário de Bordo

Victor Hugo Brasileiro
João Pessoa; 31/10/2010
E.E.E.F.M. Luzia Simões

Tema: Gerenciando pastas e aprendendo a ler o wikis.

No primeiro momento do Proinfo, estudamos as unidade 4 e 5 através do “e-proinfo” sobre o teclado e seus atalhos, mouse e sua função. Também estudamos sobre o gerenciamento de pastas e a ler o wikis, que nada mais é que sites de criação de textos coletivos, onde serve como uma grande enciclopédia coletiva. Também assistimos a um vídeo sobre a relação da computação/ internet com a sala de aula e os alunos e foi aberta um debate sobre o assunto.
No segundo momento fizemos uma dinâmica onde foi produzido um texto coletivo com o título: “O mundo digital e desafios do professor” onde, enquanto tocava uma música, o professor escrevia algo sobre o tema, quando a música parava, o professor necessitava ir a outro computador e dar continuidade ao texto. Foi uma dinâmica interessante em que os pensamentos teriam que se conectar como os “hyperlinks” de textos informatizados.

Quinto Encontro: 31/10/2011


Tema: “O mundo digital e desafios do professor.” (texto coletivo)

Uma das grandes questões que esta sendo discutido entre especialistas da educação e os próprios professores dos dias atuais é a questão da digitalização, de como utilizar estes recursos para o dia-a-dia do professor e do próprio aluno.
Muitos recursos são utilizados para enriquecer as aulas de um professor independente da disciplina em que exerce. Na própria internet temos um bom recurso para atrair o alunado para a sua disciplina que é, nada mais, que os blogs, ferramenta utilizada para interagir com os alunos on-line, outro método, sendo muito importante para o nosso dia a dia, as tecnologias, são de grande importância para que o professor realize novas praticas para seu entendimento, abrindo novos horizontes dentro de sua areá de trabalho, o professor é sempre muito importante para construir a cidadania de seus educandos.
Por que não um professor utilizar os meios tecnológicos para atrair mais e mais alunos para a sala de aula? Quanto mais “moderno” o professor, mais o aluno vai criar admiração e seu aprendizado será enriquecido e nada mais do que um “simples” recurso para isto. Basta querer informatizar-se e deixar o velho quadro-negro um pouco de lado.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Diário de Bordo


Diário de Bordo

Victor Hugo Brasileiro
João Pessoa; 24/10/2010
E.E.E.F.M. Luzia Simões

Tema: Avaliação

Nesta segunda-feira, 24/10/2011, nós cursistas do Pro-info fizemos uma pequena avaliação com o intuito de treinar um pouco nossas habilidades no atalho Ctrl C e Ctrol V, fazendo uma pesquisa sobre alguns assuntos relacionados ao computador como para que serve e o que é. Assunto que muitas vezes passa batido por muitos, inclusive alguns que são habituados a utilizar este sistema de comunicação.
Um dos assuntos que me chamaram a atenção foi a utilização das teclas de formação como os F1, F2, F3, etc. Descobri que, em qualquer sistema operacional, o F1 serve para abrir a página de ajuda, ou também conhecido como “help”, e que a tecla F5, que serve para atualizar a página. Este curso esta sendo muito proveitoso.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Diário de Bordo


Victor Hugo Brasileiro
João Pessoa; 17/10/2010
E.E.E.F.M. Luzia Simões

Tema: Navegação – pesquisa na internet

Hoje, 17/10/2010, no terceiro encontro do proinfo, nós aprendemos a fazer download de textos e o que são os hiperlinks, que são palavras ou imagens que ao serem clicados, levam para uma nova página. Também vimos uma apresentação do desktop, ou seja, uma área de trabalho ou uma “mesa” de trabalho, onde você pode acessar os documentos e programas inseridos nele, assim como a barra inferior, o menu iniciar e os ícones da área superior que é destinado aos professores com links para alguns sites como o domínio público e o site da TV escola. Fizemos uma pesquisa de um texto do tema escolhido para que neste fosse feito um resumo para uma posterior pesquisa sobre o assunto e ao final ser trabalhado.

Terceiro encontro - 17/10/2010

Tema: Livre: Pesquisa na internet

Internetês:





Normalmente encontramos em bate-papos, jogos, conversas entre usuários, uma linguagem totalmente diferente: o internetês adotado por muitos jovens.


Segundo o site Wikpédia: “Internetês é uma linguagem surgida no ambiente da internet, baseada na simplificação informal da escrita, com o objetivo principal de tornar mais ágil e rápida a comunicação, fazendo dela uma linguagem taquigráfica, fonética e visual. Abreviações, simplificações, símbolos criados por combinação de caracteres, símbolos gráficos próprios, e uma diversidade de recursos de comunicação por imagens utilizados na internet são as principais características encontradas nas mensagens que utilizam esta linguagem.


Vamos a algum exemplo: "Td de bom p vc. Xau, bju!, Blz, t+! A gtn se fla por aki. Bjaum!" (o certo: Tudo de bom para você. Tchau. beijo!, beleza, até mais" A gente se fala por aqui. Beijão").


A internet e as novas tecnologias de comunicação, além de mudar nossos hábitos, nossa percepção de mundo, está querendo agora mudar o ... português. É impressionante como o internetês está por todos os lados. Você, que tem um certo cuidado em relação à sua escrita, vê-se desestimulado quando olha para a grande maioria dos blogs e sites cujos autores eScReVeM aXiM, por exemplo. Erros de ortografia seguidos de erros de pontuação dão passagem a inúmeros erros gramaticais. Enfim, quando você percebe, a bola de neve já se formou e vem em sua direção. Independente do lado que escolher, parece ser impossível fugir.


Ter pelo menos um certo conhecimento da sua língua e tentar escrever corretamente são o que todos deveriam buscar. Faça do seu blog, site, flog etc, um local de leitura agradável. São nesses espaços que podemos aperfeiçoar nossa escrita, nosso maravilhoso português. Ao contrário do que você imagina, isso atrairá leitores e quem sabe até fãs! Tenha em mente que você pode escrever sobre o que quiser, mas perceba que não adiantará em nada escrever sobre algo interessante se você não souber expressar-se.


O principal problema do internetês é quando esta forma errada passa-se a virar rotina e causar dúvidas na hora da escrita correta, como coletado na internet, uma frase de uma garota de 14 anos, estudante do ensino médio: "Muitas vezes escrevo e tenho que apagar. É uma coisa muito natural pra mim, porque na verdade escrevo muitas vezes mais no computador que no papel", diz. Neste artigo é retratado que ela digita tudo em uma grande velocidade, muitas vezes, superior ao tempo gasto para escrever em papel, e passa em média seis horas do dia em frente ao computador. Desse jeito, fica realmente muito difícil não se confundir.


E o pior: o internetês é uma técnica que tende a crescer. Segundo a E-Consulting, o Brasil tem 25 milhões de internautas. E, de acordo com pesquisa do Ibope/NetRating, os brasileiros ficaram, em julho do ano passado, em média, cerca de 16h e 54min conectados, ou seja, somos a população que passa mais tempo na internet no mundo. Fica claro que a web e sua linguagem são coisas cada vez mais presentes no cotidiano brasileiro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Diário de Bordo


Victor Hugo Brasileiro
João Pessoa; 10/10/2011
E.E.E.F.M. Luzia Simões

TEMA: Criando um Blog

Na segunda aula do proinfo, aprendemos como criar um blog e os benefícios que pode ser utilizado com esta ferramenta tão rica que é a internet, mais especificadamente, os blogs. Em um blog podemos postar tanto um diário como podemos trabalhar os assuntos trabalhados em sala de aula e também fazer com que os alunos criem seus próprios blogs e assim possam fazer um diário on-line. Vimos também um vídeo “dos sonhos aos ares”, onde mostrou a evolução do homem, assim como o desejo de voar. A aula foi bastante proveitosa e satisfatória, assim como pretendo implantar o blog em minha metodologia de ensino com o objetivo de atrair os alunos para a sala de aula e mostrar que não necessita ser uma aula entediante.

Segundo eencontro Proinfo 10/10/2011


Atividade do dia: Vídeo "do sonho aos ares"
O homem como um ser racional sempre teve a “necessidade” de buscar novas descobertas, novas respostas para uma evolução e melhora de vida. Assim como mostra no inicio do vídeo grande personalidades, grandes inventores como Leonardo Da Vinci, Thomas Edison e Albert Einstein.
Podemos perceber que a tecnologia de certa forma sempre esteve conectada ao homem, como o desejo de buscar novos ares e assim conseguir ter uma melhor forma de vida, como o caso do homem desejar voar e ser livre como um pássaro. Hoje, o homem, vive em uma fase onde não consegue sobreviver sem um celular, computador, internet. Hoje a tecnologia esta presente na vida de todos os seres humanos, como muitos já dizem das novas gerações “já nasce conectado”.
Essas tecnologias, como já citado, mudaram nossas vidas drasticamente. Antes uma comunicação levava semanas, se não, meses, hoje se pode conversar com qualquer pessoa do mundo, como se ela estivesse em sua casa, ali, “sentada” no seu sofá. Assim como pode trazer malefícios, também traz benefícios para a nossa vida cotidiana e profissional. Hoje pode-se trabalhar com a linguagem computadorizada, com diversos meios de exposição de trabalho e estudo, basta a pessoa saber buscar o que deseja e não se desviar em sites que chamem a atenção e fuja do que realmente é necessário buscar.

Victor Hugo Brasileiro

Diário de Bordo

João Pessoa 03/10/2011
Victor Hugo Brasileiro
Local: Escola Luzia Simões

TEMA: Conhecendo o proinfo

No dia 03/10 iniciou-se no laboratório de informática da escola estadual Luzia Simões o primeiro encontro do Curso Introdução a educação digital. A primeira parte ocorreu com a apresentação da formadora Luzimar e de cada um dos professores participantes do curso, que são professores da própria escola, assim como da escola Escritor Horácio de Almeida. Logo após conhecemos os significados do proinfo assim como os objetivos para o decorrer do curso, e para finalizar, assistimos a um vídeo apresentando os periféricos de um computador como o monitor, mouse, CPU, teclado, etc., assim como os periféricos que estão dentro do CPU como placa mãe, HD, Memória RAM, etc.

Primeiro Encontro do Proinfo 2011 (03/10)

tividade do dia:

Quais as suas expectativas como cursista do curso de introdução a educação digital?

Aprimorar meu conhecimento nas linguagens tecnológicas, atualizando-me no mundo virtual e, principalmente, aprender novas metodologias de uso desta linguagem em sala de aula para conseguir atrair os alunos para o prazer da leitura e da escrita e, porque não, apaixonar-se por sua língua materna. Além da integração e congraçamento dos participantes.